domingo, 28 de abril de 2019

Igualdade de género


As docentes responsáveis pela disciplina de Cidadania e Desenvolvimento decidiram trabalhar a Igualdade de Género com as respetivas turmas. Neste sentido, no 2º ciclo de escolaridade foi abordado o tema da Desigualdade Salarial entre Homens e Mulheres na região de Santa Marta de Penaguião. A docente propôs aos alunos que realizassem entrevistas a indivíduos de ambos os sexos, com as mesmas funções profissionais para se perceber a existência da desigualdade salarial na região.
Por sua vez, no 3º ciclo de escolaridade, tendo em consideração a faixa etária dos alunos e todo o processo de mudança corporal e “afirmação sexual” dos mesmos, trabalharam-se os Estereótipos de Género. Ao longo das aulas os alunos visualizaram alguns vídeos e realizaram atividades que permitiram uma reflexão sobre o tema e a elaboração de um esquema síntese das ideias principais, que se encontra exposto na Biblioteca da Escola para que a comunidade escolar possa visualizar e fazer a sua própria reflexão.
As atividades realizadas, além de explorarem os estereótipos socias que ditam como é esperado que rapazes e raparigas se comportem, permitiam conjugar com a forma como os estereótipos afetam as relações interpessoais.
Os estereótipos de género são um dos fatores que mais contribui para a desigualdade entre mulheres e homens e, consequentemente, para o enfraquecimento de valores, atitudes e práticas de cidadania. É uma realidade, ainda, muito presente na sociedade e que deve ser alterada. As pessoas não devem aceitar os limites impostos pelos estereótipos, pois são livres e responsáveis pelos seus atos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

  Escola Sede    Centro Escolar