sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Tomar a palavra / Cartas de Liberdade

 

    A primeira sessão da Oficina "Tomar a Palavra / Cartas de Liberdade" decorreu no dia 1 de outubro na biblioteca escolar, dirigida à turma B do 7º ano e dando continuidade ao trabalho iniciado no ano passado com o 6ºB. Esta atividade é promovida pelo Serviço Educativo do Museu do Douro e dinamizada pela atriz Rita Reis, articulando-se com os docentes de Português do 3º ciclo e com a Biblioteca Escolar. O projeto visa estimular a expressão, reflexão e comunicação dos alunos, promovendo também valores como cidadania, liberdade e o uso criativo da palavra.

  O Museu do Douro desenvolve há alguns anos a iniciativa “Cartas da Liberdade e da Paisagem” envolvendo a comunidade escolar numa oficina de leitura, escrita e comunicação pública, com atividades que integram literatura, cidadania e artes, proporcionando momentos enriquecedores dentro da biblioteca e em articulação com professores de Português.

  Trata-se de um projeto que aposta na formação global dos alunos, desenvolvendo competências de leitura, escrita e de comunicação oral, além de sensibilizar para a liberdade enquanto valor fundamental. A continuidade da oficina com a mesma turma reforça o impacto positivo destas ações ao longo do percurso escolar, aproximando a escola, o museu e a comunidade local em torno de temas-chave para a cidadania e para o desenvolvimento pessoal.






 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tomar a palavra / Cartas de Liberdade

       A primeira sessão da Oficina "Tomar a Palavra / Cartas de Liberdade" decorreu no dia 1 de outubro na biblioteca escolar, ...