No passado dia 8 de outubro, a Biblioteca Escolar da escola sede transformou-se num verdadeiro centro de exploração científica, ao receber, no âmbito da Semana Mundial do Espaço, um convidado de exceção: o astrónomo João Santos, do National Solar Observatory, nos Estados Unidos.
Graças a uma sessão à distância promovida pelo CCVnE, os alunos do 7.º ano tiveram o privilégio raro de dialogar com um investigador que atua na linha da frente da observação solar mundial.
João Santos, licenciado e mestre pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, doutorado pela Universidade de Estocolmo, integra atualmente a equipa que opera o Telescópio Solar Daniel K. Inouye – reconhecido como o maior e mais poderoso telescópio terrestre dedicado ao estudo do Sol.
Especialista nesta estrela que nos dá vida, o astrónomo conduziu uma apresentação fascinante sobre o Sol, captando a atenção de todos do início ao fim. Após a exposição, os alunos puderam colocar questões diretamente ao cientista, vivenciando um momento único de interação com a investigação espacial de topo.
Esta experiência, para além de enriquecer os conhecimentos científicos, representou uma oportunidade inesquecível de contacto com a ciência no seu estado mais avançado, deixando entrever mundos de descoberta que poderão inspirar futuras vocações.
Sabes de que cor é o sol?









Sem comentários:
Enviar um comentário