domingo, 7 de abril de 2019

Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal - CIM DOURO


      Este ano a festa da Leitura foi em nossa casa!
      O concurso nacional da leitura está na sua 13ª edição e a fase intermunicipal da CIM DOURO aconteceu no 4 de abril em Santa Marta de Penaguião, numa organização da Autarquia e da Biblioteca Municipal com a colaboração da coordenadora interconcelhia da RBE, Dr.ª Rosário Caldeira e do Agrupamento de escolas.
      Participaram 19 municípios e estiveram em concurso 95 alunos do 1º ciclo ao secundário.
      O nosso Agrupamento como já é de todos conhecido foi representado pela Maria Cosme Mesquita e o David Mesquita no 1º ciclo, pela Rafaela Guedes e o Marco Teixeira no 2º ciclo e pela Lara Liberato e Beatriz Conceição no 3º ciclo.

     Os livros escolhidos foram, para o 1º ciclo “O meu avô consegue voar” de Pedro Seromenho, para o 2º ciclo “A água e a águia” de Mia Couto, no 3º ciclo “Não te afastes” de David Machado e “O anibaleitor” de Rui Zink para o secundário. Os participantes tiveram a surpresa de ouvir uma mensagem vídeo dos autores David Machado e Rui Zink.



     Da parte da manhã os concorrentes e acompanhantes foram recebidos pela srª vereadora Dr.ª Sílvia Silva e pela Sr.ª diretora do Agrupamento, Dr.ª Rosa Cardoso. Logo de seguida foram as provas escritas que se realizaram na escola sede em diferentes espaços: o 1º e 2º ciclos no refeitório, o 3º ciclo no auditório e o secundário na biblioteca. 
Receção aos participantes

Prova escrita do 1º e 2º ciclos

Prova do 3º ciclo

Prova do secundário


Entretanto os professores acompanhantes eram recebidos pelo sr. Presidente da Autarquia, Luís Machado, nos Paços do Concelho.
Receção aos professores acompanhantes

    Seguiu-se um almoço tradicional que foi do agrado de todos, sobretudo a sobremesa!



     Na parte da tarde passámos à prova de palco (leitura e argumentação) que aconteceu no auditório municipal. Para esta prova foram selecionadas as 5 melhores provas escritas em cada ciclo. Os nossos representantes estiveram muito bem na prova escritas e conseguimos duas representações na prova de palco: o David Gomes do 1º ciclo e a Rafaela Guedes do 2º ciclo.
Prova de palco do 1º ciclo com o nosso representante: David Gomes

Prova do 2º ciclo com a Rafaela Guedes


     Enquanto o júri deliberava usufruímos dum momento musical protagonizado pelo professor Ângelo e pelo Mateus Reverendo.
O júri: dr Artur Vaz, dr.ª Helena Gil, dr.ª Rosário Caldeira


Momento musical


     Ao longo do dia os nossos representantes, que deram o seu melhor, manifestaram a sua alegria por terem estado presentes nesta prova e de receber os colegas. Tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com outros bons leitores, festejaram o livro e a leitura e mostraram vontade de voltar para o ano e tentar chegar à final nacional.
     No final foram anunciados os vencedores.
Vão à Final:
1ciclo - Mesão Frio e Torre de Moncorvo
2ciclo - Peso da Régua e Tarouca
3ciclo - Vila Real e Peso da Régua
Ensino Secundário - Peso da Régua e Vila Real
Os finalistas

Foi um dia cheio de emoções e nervosismo, mas também de muito convívio entre todos os participantes, alunos, professores, acompanhantes!
     Não podemos terminar sem agradecer à Autarquia e à Biblioteca Municipal a excelente organização e a calorosa receção a todos!
    Até para o ano!


Sem comentários:

Enviar um comentário

  Escola Sede    Centro Escolar