São vários os projetos desenvolvidos no nosso Agrupamento que promovem o prazer da leitura e, sobretudo, procuram desenvolver o gosto de ler, a consolidação dos hábitos de leitura e aumentar competências de leitura. Aqui deixamos o relato de alguns dos projetos em desenvolvimento.
10 Minutos a Ler
Este projeto desenvolve-se desde 2019/2020 e tem tido um impacto muito significativo e visível na criação de hábitos de leitura e na requisição domiciliária dos alunos do 2º e 3º Ciclos. Os alunos reconhecem a importância do projeto e o seu impacto.
A BE elaborou os calendários trimestrais para a concretização do projeto que foram alterados todos os períodos, procurando alternar as disciplinas envolvidas tendo, no entanto, sido privilegiadas as disciplinas com 100 minutos e DTA. O projeto desenvolve-se em todas as turmas do 2º e 3º CEB, com o envolvimento de 22 docentes.
No final do ano foi aplicado um questionário de avaliação a todas as turmas, questionário que teve uma boa taxa de respostas (86%) permitindo uma avaliação do projeto mais fidedigna. Foi ainda aplicado um questionário aos docentes envolvidos no projeto. (ver AQUI)
Algumas conclusões a partir da análise dos questionários
- a altura em que os alunos mais leem é durante os “10 minutos (83,3%) com uma distância significativa da segunda hipótese mais referida que é a leitura em casa, nos tempos livros (41%);
- os livros lidos pelos alunos são maioritariamente requisitados na BE (79,9% );
- a opinião que os alunos mais valorizam na escolha de livros é a dos seus pares (36,8%), logo seguida da do professor de português (24,3 %) e dos familiares (25%);
- os alunos consideram que o projeto tem um impacto bastante significativo nos seus hábitos de leitura;
- de todas as atividades no âmbito da leitura em que participaram a que os alunos consideraram mais útil e que mais apreciaram foi, de forma muito destacada, a atividade “10 minutos a Ler” (73 respostas) seguida, quase em igualdade, pelas atividades “Concurso Nacional de Leitura” (12) “Ler+ História” (9), “Clube de Leitura” (9) e “Ler+ Ciência” (8).
- Na questão em que se pedem sugestões a grande maioria dos alunos refere a continuação do projeto e o aumento de tempo de leitura.
Ler+ História / Ler + Ciência / Ler + Expressões
Estas atividades desenvolvem-se numa articulação entre a BE (que seleciona os títulos, disponibiliza materiais e faz a monitorização) e os docentes envolvidos que divulgam a atividade e orientam os alunos. Os alunos fazem as suas leituras e preenchem uma ficha de leitura, que entregam ao docente responsável. Os três projetos de leitura foram desenvolvidos de acordo com a calendarização proposta pelos docentes envolvidos, tendo abarcado todos os alunos do 2º e 3º CEB. O balanço é positivo, embora não seja linear em todas as turmas /anos, com resultados especialmente positivos no 2º CEB.
Este projeto contribuiu para um aumento do uso do catálogo da biblioteca com um total de 246 requisições que corresponde a um peso de 31% no total das requisições destes dois ciclos de ensino.
Ler+ História |
Clube de Leitura
O Clube de Leitura continuou a ser implementado nas turmas do 5º ao 8º ano, numa articulação entre a BE e os docentes de Português. Este projeto tem contribuído para o crescimento dos hábitos de leitura, do prazer de ler e para o desenvolvimento das competências leitoras e é desenvolvido nas aulas de Apoio ao Estudo (2º ciclo) e Apoio Pedagógico Acrescido (3º ciclo).
Algumas das atividades realizadas:
- leituras autónomas e presenciais, leitura em voz alta, leitura dramatizada, debates, conversas sobre leituras, apresentação de livros, quizzes, desafios de leitura (anagramas, sopa de letras, palavras cruzadas, crucigramas…), divulgação de livros, propostas de escrita (“Eu e a minha personagem”, texto de opinião, “Abril depois de Abril” …)
-a atividade “Instalar a Leitura” (9º B) e “Cartas de Liberdade” (7º e 9º anos) com o Serviço Educativo do Museu do Douro.
- encontros com escritores /apresentações de livros: apresentação do livro “Curvas” (Biblioteca Municipal).
Diário de escritas com a biblioteca escolar
Com este projeto procura-se promover a escrita de textos de diversas tipologias e com distintos objetivos comunicativos, desenvolvidos de forma colaborativa, entre a biblioteca e o professor titular ou professor de português. Ao longo do ano desenvolveram-se várias atividades de escrita a propósito da leitura e trabalharam-se diferentes tipologias de texto. Deixamos aqui dois exemplos, do 2º e do 3º ciclos.
Abril depois de Abril - 8º A e 8º B
Sem comentários:
Enviar um comentário