sábado, 29 de junho de 2024

Aprender com as histórias - padlet

    Padlet - aprender com as histórias

  Ao longo dos anos a biblioteca escolar tem desenvolvido atividades de promoção da leitura e do prazer de ler, criando materiais e recursos de apoio. Procurando disponibilizar esses materiais e recursos de uma forma organizada e de fácil acesso, criou-se um padlet compilando-se algumas das atividades desenvolvidas e um conjunto de recursos que visam apoiar as dinâmicas de leitura.

    O padlet, que vai sendo atualizado, encontra-se disponível no sítio da biblioteca escolar no separador "Projetos" e, para além dos materiais produzidos pela Biblioteca o espaço pode ser enriquecido pelos materiais que os docentes quiserem partilhar. 


 


terça-feira, 18 de junho de 2024

Rede Escolas de Amor

 

O Agrupamento de escolas de Santa Marta de Penaguião passou a integrar, este ano letivo, a rede Escolas de amor e, o passado dia 13 de junho foi o dia de assinar o protocolo de adesão, numa cerimónia que incluiu o hastear da Bandeira da Rede.

Nesta cerimónia estiveram presentes o coordenador e promotor da iniciativa, dr. César Carvalho que apadrinhou o nosso Agrupamento e a comunidade escolar e educativa: os alunos, assistentes operacionais e técnicos, docentes, a Associação de pais e a Autarquia.

A Rede de Escolas de Amor é uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, de Armamar e é apadrinhada por uma série de personalidades como Tarantini, jogador de futebol,  Pedro Abrunhosa, cantor e compositor, Manuela Ribeiro, diretora do Festival Literário Correntes d’ escritas entre outros.

No âmbito desta sessão foi entregue a bandeira à senhora diretora do Agrupamento e assinado o protocolo de adesão pela srª diretora, Rosa Cardoso, pelo Padrinho dr.César Carvalho e pela professora bibliotecária, drª Filomena Nunes, coordenadora do projeto no Agrupamento.

A senhora diretora, a senhora vereadora da educação, drª Sílvia Silva, e o sr. coordenador da rede realçaram os valores do respeito, da fraternidade, solidariedade e amor incentivados por esta iniciativa.

No decorrer da cerimónia contámos com dois momentos musicais da responsabilidade do prof. João Paulo Correia e os alunos do 2º ciclo que executaram o hino da Rede, a canção de Pedro Abrunhosa “ Que o amor te salve”, seguida da leitura de um poema da aluna Francisca Ferreira, lido pela colega Matilde Morais (8º A). A cerimónia terminou com o hastear da bandeira ao som do hino da Rede Escolas de amor, seguida de uma visita à exposição de trabalhos realizados no âmbito deste projeto.




A candidatura a este projeto foi elaborada tendo como base duas atividades principais: a comemoração do “Dia Internacional da pessoa com Deficiência” e a “Semana dos Afetos”. As duas atividades desenvolvidas fomentaram uma reflexão sobre valores de empatia e respeito pelos outros e foram atividades que envolveram todos os alunos do Agrupamento desde o Pré-escolar ao 9º ano. Estas atividades foram desenvolvidas numa articulação entre Biblioteca Escolar, docentes de Educação Especial e Cidadania, diretores de turma, professores titulares e educadoras.

Esta rede de escolas de amor, a que agora o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião se associa, visa incentivar o desenvolvimento de iniciativas que promovam o amor, a amizade, a paz, o respeito, a fraternidade, a empatia nas escolas, valores acarinhados e fomentados no Agrupamento.


 

domingo, 9 de junho de 2024

Cartas de Liberdade

       

       No ano letivo 2022/2023 a Biblioteca Escolar e os docentes de Português iniciaram um projeto de parceria com o Serviço Educativo do Museu do Douro no sentido de capacitar mais e melhor os alunos nas áreas da leitura e oralidade.

          Ano passado, numa articulação entre o Serviço Educativo do Museu do Douro, Biblioteca Escolar e docentes de Português foi desenvolvida a atividade “Falar” com as turmas do 6º e 8º anos, no espaço da Biblioteca Escolar.

        Em 23/24 a proposta, para os mesmos alunos, agora no 7º e 9º anos denominou-se “Cartas de Liberdade”,  promovendo-se  a competência leitora aliada à reflexão sobre a liberdade e aos espaços de liberdade, no ano em que se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril.

         Que relações existem entre liberdade e paisagem? Em que lugares nos sentimos livres? E quais são os que nos enclausuram ou nos tiram a liberdade? Que características têm estes diferentes lugares? Onde é que gostamos de correr, de caminhar, de sentar, de berrar, de parar, de estar calado, de ver e olhar, de fazer, de contemplar?

        A partir destas interrogações desenvolveram-se três sessões de cem minutos com as turmas do 7º e 9º ano, sessões que terminaram dia 15 de maio com o 9º B. Foram sessões muito produtivas e criativas que trabalharam as competências dos alunos na área da linguagem e dos textos mas também do pensamento crítico e criativo contribuindo para um enriquecimento de todos os participantes.

Sessão 1 - 7º A

Sessão 1 - 7º B

Sessão 1 - 9º A

Sessão 1 - 9º B

 
7º A - 2ª sessão

7º B - 2ª sessão

9º A - 2ª sessão

9º B - 2ª sessão

9º B - sessão 3

9º A - sessão 3
7º B - sessão 3

 
7º A - sessão 3

terça-feira, 4 de junho de 2024

Leitores com Visão - Questionário de Maio

    No mês de maio a revista Visão Júnior chegou com muito atraso à biblioteca, razão pela qual o questionário do passatempo "Leitores com Visão" só ficou  disponível desde 31. Podes participar até ao dia 7 de junho. Participa no passatempo AQUI e aproveita e lê a edição de maio.

 

Resultados do Concurso de Leitura 2º e 3º ciclos

           Durante o mês de março festejou-se a Leitura com várias atividades entre elas o Concurso de Leitura, que envolve todos os ciclos...