Desde 19/20 que o Agrupamento integra o projeto “10 Minutos a Ler”, no seguimento da candidatura apresentada pela Biblioteca Escolar ao Plano Nacional de Leitura (PNL).
No nosso Agrupamento esta iniciativa tem sido implementada nas turmas do 2º e 3º ciclo que cumprem os 10 minutos de leitura todos os dias em diferentes aulas, de acordo com o calendário trimestral elaborado pela Biblioteca Escolar.
Com este projeto pretende-se promover o contacto quotidiano com o livro e a prática regular da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento do gosto de ler, à consolidação dos hábitos leitores e ao aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida.
Ao longo do ano estiveram envolvidos no projeto 13 disciplinas e 22 docentes que implementaram a atividade em todas as turmas do 2º e 3º ciclo, num total de 154 alunos.
Os dados recolhidos e a observação direta em biblioteca escolar assim como a análise das requisições domiciliárias dos alunos permitem-nos verificar que o projeto tem um impacto significativo nos hábitos de leitura dos nossos alunos.
No final do ano foi aplicado um questionário de avaliação a todas as turmas, pelos diretores de turma, que teve uma boa taxa de respostas (66%) permitindo uma avaliação do projeto fidedigna. Foi ainda aplicado um questionário aos docentes envolvidos no projeto. (ver ppt com todos os dados no link disponível no título).
Alguns aspetos que gostaríamos de salientar, da análise dos dados do referido questionário, sendo os três primeiros os mais relevantes, na nossa opinião:
- a altura em que os alunos mais leem é em sala de aula e durante os “10 minutos (68,6%) embora a leitura em casa venha a aumentar;
- os alunos que leram um número maior de livros aumentaram significativamente: 25,5% dos alunos leram 8 ou mais livros (9,8% em 23/24);
- os livros lidos pelos alunos são maioritariamente requisitados na BE (75,5% );
- a opinião que os alunos mais valorizam na escolha de livros é a dos seus pares (28,4%), logo seguida da opinião de influenciadores (24,5%) e do professor de português (23,5%). Em relação ao ano transato diminuiu consideravelmente o peso da opinião dos familiares;
- o problema mais referido no funcionamento do projeto: nem sempre foi cumprido o calendário definido;
- a maioria dos alunos concorda (totalmente ou parcialmente) que a atividade deve continuar pois favorece os hábitos de leitura;
- Na questão em que se pedem sugestões a grande maioria dos alunos refere a continuação do projeto e o aumento de tempo de leitura.
Leituras
O questionário aos alunos permitiu ainda avaliar os títulos que os alunos leram e que mais impacto tiveram e também fazer uma recolha de sugestões para futuras aquisições. Da análise da questão em que se pede aos alunos que refiram um título que leram ao longo do ano e que gostariam de salientar, verificamos, pela análise dos títulos que há uma mudança de tendência. Se no início do projeto (19/20, 20/21) os alunos liam mais títulos de leitura obrigatória, atualmente as leituras são realmente leituras recreativas, cumprindo assim o grande objetivo deste projeto: ler mais, ler por prazer.
Relativamente às sugestões para novas aquisições foram apresentadas 25 sugestões que a Biblioteca Escolar procurará atender assim que tiver uma verba disponível.
Espreita as sugestões apresentadas. Podem ser uma boa escolha de leitura no Verão!
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