No ano letivo 2022/2023 a
Biblioteca Escolar e os docentes de Português iniciaram um projeto de parceria
com o Serviço Educativo do Museu do Douro no sentido de capacitar mais e melhor
os alunos nas áreas da leitura e oralidade.
Ano
passado, numa articulação entre o Serviço Educativo do Museu do Douro, Biblioteca
Escolar e docentes de Português foi desenvolvida a atividade “Falar” com as
turmas do 6º e 8º anos, no espaço da Biblioteca Escolar.
Em
23/24 a proposta, para os mesmos alunos, agora no 7º e 9º anos denominou-se
“Cartas de Liberdade”, promovendo-se a competência leitora aliada à reflexão sobre
a liberdade e aos espaços de liberdade, no ano em que se comemoram os cinquenta
anos do 25 de Abril.
Que relações
existem entre liberdade e paisagem? Em que lugares nos sentimos livres? E quais
são os que nos enclausuram ou nos tiram a liberdade? Que características têm
estes diferentes lugares? Onde é que gostamos de correr, de caminhar, de
sentar, de berrar, de parar, de estar calado, de ver e olhar, de fazer, de
contemplar?
A partir
destas interrogações desenvolveram-se três sessões de cem minutos com as turmas
do 7º e 9º ano, sessões que terminaram dia 15 de maio com o 9º B. Foram sessões
muito produtivas e criativas que trabalharam as competências dos alunos na área
da linguagem e dos textos mas também do pensamento crítico e criativo
contribuindo para um enriquecimento de todos os participantes.
|
Sessão 1 - 7º A
|
|
Sessão 1 - 7º B
|
|
Sessão 1 - 9º A
|
|
Sessão 1 - 9º B |
|
|
7º A - 2ª sessão
|
|
7º B - 2ª sessão
|
|
9º A - 2ª sessão
|
|
9º B - 2ª sessão |
|
|
9º B - sessão 3
|
9º A - sessão 3
|
7º B - sessão 3 |
|
7º A - sessão 3
Sem comentários:
Enviar um comentário