E chegou o dia de eleições de “Os livros mais fixes”, dia 8 de março.
Depois de mais mais um processo eleitoral do projeto Miúdos a Votos, uma iniciativa da revista Visão Júnior e da RBE, chegou o dia das eleições. Este ano ainda mais significativo porque aconteceu quase em simultâneo com as eleições legislativas.
Como já é do conhecimento geral, nesta iniciativa é dada a possibilidade às crianças e jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
Na nossa escola o processo eleitoral foi desenvolvido pelos alunos do 5º e o 7º ano na disciplina de Cidadania, em articulação com a BE e com os docentes de Português.
Os alunos de todas as turmas começaram por escolher os livros candidatos às eleições, escolhas que foram enviadas à revista Visão. Nesta escolha participaram, este ano 34 662 alunos do 1º ano ao secundário, tendo participado, na nossa escola, as turmas do 2º e 3º ciclos.
Em fevereiro e março foi tempo de campanha eleitoral. Para a campanha os alunos elaboraram cartazes, power point, vídeos marcadores e tivemos ainda duas palestras com antigos alunos da nossa escola, o António Fernandes e o João Rocha.
Dia 8 de março foi o dia das eleições e como em qualquer eleição as mesas de voto estiveram em funcionamento para possibilitar o voto de todos os alunos do 2º e 3º ciclo. As mesas de voto foram compostas por alunos do 5º ano (mesa de voto do 2º ciclo) e do 7º ano (mesa de voto do 3º ciclo).
3º ciclo |
A eleição correu com normalidade tendo havido uma grande afluência às urnas com 69% dos alunos do 2º ciclo e 56% dos alunos do 3º ciclo a exercerem o seu direito de voto.
A 12 e 23 de março os presidentes da mesa de voto contaram os votos e foram enviados os resultados da nossa escola para a revista Visão Júnior. A nossa escolha foi:
Os nossos resultados irão agora juntar-se aos votos das restantes escolas do país e em Maio/Junho saberemos os resultados nacionais. Quais serão os livros mais fixes a nível nacional?
Sem comentários:
Enviar um comentário