sábado, 6 de maio de 2023

Os melhores leitores... no 2º período

        A Ler ... cada vez  mais

     É com enorme satisfação que verificámos que os nossos alunos continuam a ler muito e, apesar de nos últimos anos as taxas de requisição serem muito boas, conseguimos, ainda assim, crescer em número de requisições e de leituras.

        O conjunto de projetos a decorrer no Agrupamento que promovem a leitura (10 Minutos a Ler, Ler + História, Ler + Ciência, Clube de Leitura, 1/2 hora de leitura, Leitura em família, ...) contribuem também para a promoção do gosto pela leitura junto de todos os alunos, assim como o esforço em adquirir novos títulos que vão ao encontro do interesse dos alunos.

Alguns números

- durante este 2º período, na escola sede, foram requisitados 441 livros mais 33 livros do que no mesmo período do ano letivo anterior, o que corresponde a um aumento de 8 %  e representa uma média de 3,6 livros por cada aluno requisitante;

Tendo em conta que os níveis de requisição já eram muito bons, continuar a haver crescimento é um excelente indicador.

- requisitaram livros 72,8% dos alunos da escola sede:  84,6% do 2º ciclo e 62,5% do 3º ciclo



 

- no centro escolar os alunos requisitaram 319 livros, mais 78 livros do que no 1º período o que corresponde a uma média de 5,8 por aluno requisitante, tendo 64,7% dos alunos do 1º ciclo do Centro Escolar requisitado livros. Se a média de livros lidos por aluno é excelente, precisamos de conseguir aumentar a percentagem de alunos requisitantes.


        Para além das requisições autónomas dos alunos do Centro Escolar, as turmas do 1º ciclo do Agrupamento recebem também empréstimos para a sala de aula, desenvolvendo atividades como a "1/2 hora de leitura", "Já Sei Ler", a Educação Literária e o Concurso Nacional de leitura. Para estas atividades foram emprestados, no 2º período:


  * os alunos do primeiro ano requisitam semanalmente, visitando a biblioteca em situação de aula.

     Os mais pequeninos, entre outras leituras, levaram também livros para ler em casa no âmbito do programa “Leitura em Vai e Vem”, programa em implementação nos dois Jardins de Infância do Agrupamento, com trocas regulares de acordo com as solicitações das senhoras educadoras.

    Como já é hábito, no final de cada período a biblioteca premeia os alunos que mais livros requisitam. No final do período foram ainda entregues prémios dos passatempos desenvolvidos pela biblioteca e do concurso nacional de leitura.




Sem comentários:

Enviar um comentário

  Escola Sede    Centro Escolar