sábado, 6 de maio de 2017

Concurso Nacional de Leitura



No passado dia 3 de maio, duas alunas do 8º ano, a Ana Carolina Morais e a Rafaela Almeida Costa, representaram o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião na Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura, em Mesão Frio. As alunas foram acompanhadas pela professora bibliotecária, Filomena Nunes e pela professora Adelaide Ferreira.
As nossas representantes Ana Morais e Rafaela Costa
O Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) e com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP), promoveu, este ano, a 11.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) que tem como principal objetivo estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, cultivando o prazer de ler.

Assim, Mesão Frio foi o palco que acolheu, carinhosamente, 75 participantes para a Fase Regional da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
A receção aos alunos, professores acompanhantes e outras entidades, foi feita na Biblioteca Municipal de Mesão Frio.
O Júri, composto pela Vereadora da Câmara Municipal de Mesão Frio, a Dra Cristina Major, pelo Diretor artistíco do Museu do Douro, o arquiteto Fernando Seara e pelo professor doutor Agostinho Gomes da Universidade de Trás -Os -Montes e Alto Douro, apurou os cinco melhores alunos do Ensino Básico e os cinco melhores alunos do Ensino Secundário, para a Prova Oral, que estiveram sujeitos, obrigatoriamente, à Prova Escrita.
A plateia
Na Prova Oral, os dez alunos selecionados declamaram um poema e argumentaram sobre um tema relacionado com problemas da atualidade propostos pelo Concurso. Os alunos prestaram, com bastante entusiasmo, esta prova e foram, finalmente, conhecidos os vencedores (bem merecidos!) que participarão na Fase Nacional: Maria Azevedo, do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus de Vila Real  e Pedro Cruz , do ensino secundário, do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira de Armamar.
Não nos podemos esquecer que a tarde, intercalada com as duas provas (escrita e oral), foi abrilhantada pela atuação do grupo “Os Alio-Vírio” e pela Oficina de Danças “BiblioDance” que nos proporcionaram deliciosos momentos musicais e de dança e um belo lanche fez as delícias de todos os presentes. Apresentou o evento Rodolfo Castro, um contador de histórias argentino que nos proporcionou momentos bem divertidos.
O lanche
Durante a Prova Escrita, Os professores acompanhantes tiveram o prazer de visitar a Casa-Museu do escritor mesãofriense, Domingos Monteiro.
Casa Museu Domingos Monteiro
Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião que nos concedeu o transporte e à professora Adelaide Ferreira que nos acompanhou.
Apesar de não termos tido finalistas no nosso agrupamento, o importante é não desistir, pois LER é o que torna possível todos os nossos sonhos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concurso de Leitura

            Durante o mês de março realizaram-se as provas escritas do Concurso de Leitura, este ano apenas a nível de escola por ter deixad...