segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Ler + Ciência

Durante o primeiro período deste ano letivo (24/25) implementou-se, nos 2º e 3º ciclos, o projeto Ler+ Ciência, numa articulação entre os docentes do Departamento de Matemática e Ciências Naturais e a Biblioteca Escolar.

Este projeto integrou-se na ação “Escola aLer mais e melhor” e desenvolveu-se ao longo do período, com sucesso, embora de forma desigual, em diferentes anos/turmas, contribuindo de forma significativa para o aumento de requisições, para uma maior utilização do acervo da BE, sobretudo nas classes 5 e 8 e acima de tudo para um reforço dos hábitos de leitura e do conhecimento dos nossos alunos.

        O projeto desenvolveu-se em várias fases começando na sala de aula com a divulgação  pelos docentes do Departamento de Matemática e Ciências Naturais. Ao longo do período os alunos foram fazendo as suas escolhas de leitura a partir dos livros disponíveis na Biblioteca orientados pela equipa da Biblioteca. Para além da requisição dos livros, com 125 livros requisitados, o que corresponde a 24% das requisições do primeiro período, os alunos preencheram uma ficha de leitura sobre um dos livros lidos, atividade que teve também uma boa taxa de concretização.




Pretendia-se com este projeto estimular a leitura de obras científicas e literárias entre os alunos, promovendo a cultura científica e diminuindo fronteiras entre textos científicos e textos literários, e consequentemente desenvolver a competência da leitura de textos de divulgação científica e literários.

Alguns dados

            A participação dos alunos no projeto foi avaliada a partir das fichas de leitura entregues, que foram analisadas pelos docentes das disciplinas e pela Biblioteca Escolar.

- O número de requisições de livros foi superior ao número de fichas de leitura entregues.

-  A percentagem de fichas de leitura entregues aumentou em relação ao ano anterior, sobretudo no 3º ciclo, tendo entregue a ficha de leitura 92 alunos, 65% dos alunos.

 


Que leituras?

Da análise dos títulos escolhidos verificam-se poucas diferenças nas escolhas dos dois ciclos, predominando a requisição de títulos de ficção tanto no 2º como no 3º ciclo.

Relativamente às temáticas relativamente aos títulos de não ficção destaca-se o ambiente, a Física e Química e a astronomia nas escolhas dos alunos no “Ler+ Ciência”.  

 








Sem comentários:

Enviar um comentário

         Novidades da Semana                                             Escola Sede                                                        ...