Este projeto desenvolve-se desde 2019/2020 e tem tido um impacto muito significativo e visível na criação de hábitos de leitura e na requisição domiciliária dos alunos do 2º e 3º CEB. Os alunos reconhecem a importância do projeto e o seu impacto.
A BE
elaborou os calendários trimestrais para a concretização do projeto que foram
alterados todos os períodos, procurando alternar as disciplinas envolvidas
tendo, no entanto, sido privilegiadas as disciplinas com 100 minutos e DTA. O
projeto desenvolve-se em todas as turmas do 2º e 3º CEB. Em simultâneo houve um esforço para aquisição de novos títulos de acordo com os interesses dos alunos.
Monitorização:
- Foi disponibilizado um diário de leituras trimestral (em papel e na plataforma Teams) cujo preenchimento foi operacionalizado pelos docentes de Português. A resposta dos alunos ficou no entanto aquém do esperado, com taxas de entrega do projeto pessoal de leitura muito diminutas, sobretudo no 3º período.
- No final do ano foi aplicado um questionário de avaliação a
todas as turmas, pelos diretores de turma, a pedido da BE, que teve uma boa taxa
de respostas (86%) permitindo uma avaliação do projeto mais fidedigna. Foi
ainda aplicado um questionário aos docentes envolvidos no projeto. (ver ppt no
link abaixo)
Algumas conclusões a partir da análise dos questionários
Alguns aspetos que gostaríamos de salientar, da análise dos dados do referido questionário, sendo o mais relevante, na nossa opinião, o primeiro enumerado:
- a altura em que os alunos mais leem é durante os “10 minutos (83,3%) com uma distância significativa da segunda hipótese mais referida que é a leitura em casa, nos tempos livros (41%);
- os livros lidos pelos alunos são maioritariamente requisitados na BE (79,9% );
- a opinião que os alunos mais valorizam na escolha de livros é a dos seus pares (36,8%), logo seguida da do professor de português (24,3 %) e dos familiares (25%);
- os 2 problemas mais referidos no funcionamento do projeto: nem todos os professores aderiram ao projeto e alguns alunos não traziam livro;
- os alunos consideram que o projeto tem um impacto bastante significativo nos seus hábitos de leitura;
- de todas as atividades no âmbito da leitura em que participaram a que consideraram mais útil e que mais apreciaram foi, de forma muito destacada, a atividade “10 minutos a Ler” (73 respostas) seguida, quase em igualdade, pelas atividades “Concurso Nacional de Leitura” (12) “Ler+ História” (9), “Clube de Leitura” (9) e “Ler+ Ciência” (8).
- Na questão em que se pedem sugestões a grande maioria dos alunos refere a continuação do projeto e o aumento de tempo de leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário