domingo, 1 de novembro de 2020

Em Outubro aconteceu...

 

 

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), uma oportunidade para as bibliotecas escolares de todo o mundo darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. 

Em 2020 o tema escolhido “ Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar” baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade. 

A biblioteca escolar, assumindo a missão de servir a comunidade, é convidada a celebrar neste mês os caminhos que vai descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.

Indo ao encontro deste lema a biblioteca escolar desenvolveu várias atividades: na escola sede colocou um conjunto de cartazes sobre o papel da biblioteca escolar; deu início a uma série de projetos de promoção da leitura como os “10 minutos a ler” e o “Clube de Leitura Somos mais a Ler” e colaborou com os docentes do 1º ciclo no projeto “Vamos descobrir a leitura”, com a disponibilização de caixas de leitura para as salas do 2º e 3º ano.

Com os professores de História foi dado início ao projeto “Ler+ História” e com os professores de Cidadania iniciou-se a escolha dos Livros mais Fixes no âmbito dos “Miúdos a votos”, atividade promovida pela revista Visão Júnior.

Não esquecendo o bem-estar físico lembrou o dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) com uma exposição bibliográfica nas duas bibliotecas escolares e com a atividade “A cor das sopas” para os meninos do Pré-escolar, a partir do livro “Não quero… comer a sopa”. Foram ainda entregues aos alunos do 1º ano e do pré-escolar os kits de higiene dentária do projeto “Escovar na Escola”.

Para o bem-estar emocional é também importante reconhecer o mérito e a biblioteca escolar aproveitou este mês para fazer a entrega de prémios alusivos a várias atividades desenvolvidas no ano anterior: concurso de leitura (1º,2º e 3º ciclos) e o passatempo “Internet Segura” (escola sede e centro escolar).

Mesmo a terminar o mês não esquecemos o Halloween e a BE apresentou propostas de leitura alusivas à época.

Foi um mês pleno de atividades que, esperamos, tenham contribuído para responder ao lema: Descobrir caminhos para a saúde e o bem- estar.




 
Dia da alimentação
Sugestões de leitura para o Halloween

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

  Escola Sede    Centro Escolar