Para comemorar o dia da mãe as educadoras desafiaram os meninos com propostas criativas, trabalhando várias competências.
Porque Educação Pré-escolar também é, abordagem às Ciências/Ensino Experimental, promovendo e alargando o desenvolvimento de saberes, incutindo a curiosidade e o prazer da experimentação nas crianças, as educadoras Irene (Centro Escolar de Santa Marta) e Sofia (Pré de Lobrigos) sugeriram a seguinte atividade:
Como fazer: desenhem uma linda flor com muitas pétalas; no meio peçam ao adulto que os ajudem a escrever uma palavra carinhosa para a mãe; depois dobrem as pétalas, de modo que a flor fique fechada; de seguida deitem água até meio de uma taça; coloquem as flores e aguardem um pouco, irão ter uma surpresa!
A atividade foi realizada com a ajuda do pai ou dos irmãos mais velhos e de um vídeo explicativo:
Os meninos do pré-escolar de Santa Marta foram ainda desafiados a realizar uma coroa de flores para a mãe que funcionou também como pretexto para um passeio pelo campo para a recolha de flores.
Mas o dia da mãe permitiu ainda trabalhar a Leitura e a Escrita:
Desafio:
1- Nomear palavras (ex: mota,maça, etc.), começadas por M (os mais velhos podem escrevê-las com a ajuda dos pais); desenhar, pesquisar/recortar os objetos correspondentes que encontrarem;
2- Procurar nas revistas palavras começadas por M e fazer uma colagem;
3- Se tiveres plasticina ou fizeste aquela massa modelar, lembras-te? Podes com ela escrever a palavra Mãe.
E claro, os meninos responderam à altura!
Sem comentários:
Enviar um comentário