quinta-feira, 8 de maio de 2014

Concurso Nacional de Leitura - Fase distrital - Vila Real



O Plano Nacional de Leitura (PNL) em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares promoveu a 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura que envolveu, nas fases distritais, 2500 alunos do 3º ciclo e secundário.
A fase distrital de Vila Real decorreu no dia 7 de maio. Este ano o concelho escolhido para a realização da prova foi Mondim de Basto. Os livros selecionados para o 3º ciclo foram “O rapaz do pijama às riscas” de John Boyne e “A pérola” de John Steinbeck.
A nossa escola fez-se representar na categoria “3º ciclo” pelas alunas Mª Carolina Costa do 8º A, Ana Pinto e Marta Alves do 9º ano A.
Depois da receção teve lugar a prova escrita que decorreu na Biblioteca Municipal de Mondim de Basto e que teve a particularidade de ter sido realizada em tablet.
As nossas alunas tiveram boas prestações embora não tenham conseguido os 5 primeiros lugares, que passaram à fase seguinte.
Depois do almoço, na Escola Secundária de Mondim de Basto, dirigimo-nos ao auditório da Assembleia Municipal onde decorreu a fase final que constava de dois provas: quiz sobre os livros lidos e prova de leitura expressiva de contos de Alexandre Parafita (no caso do 3º ciclo) e quiz e prova de argumentação (no caso do secundário).
Para esta fase foram selecionados apenas os 5 alunos do 3ºciclo e os 5 alunos do secundário com melhores classificações na prova escrita da manhã.
A fase final decorreu num ambiente de grande animação, intercalado por momentos musicais e de humor com o humorista Jorge Serafim.
No final foram anunciados os vencedores. O aluno do 3º ciclo que irá representar o distrito de Vila Real na fase final, em Lisboa, é da escola de Valpaços e o vencedor do secundário da escola de Montalegre.
Para terminar foi servido um lanche a todos os participantes e professores acompanhantes.
Foi um dia cheio de emoções mas também de muito convívio entre todos os participantes! Para o ano voltaremos com certeza!






Sem comentários:

Enviar um comentário

  Escola Sede    Centro Escolar