Espaço informativo das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião. Aqui publicaremos as actividades realizadas nas e à volta das bibliotecas escolares, informações e trabalhos
segunda-feira, 1 de abril de 2019
domingo, 31 de março de 2019
Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal
A fase Intermuncipal do Concurso Nacional de Leitura do CIM DOURO
realiza-se esta 5º feira, 4 de Abril em Santa Marta de Penaguião, numa organização da Biblioteca Municipal e da Autarquia.
O nosso Agrupamento será representado no 1º ciclo pelo David Mesquita Gomes e pela
Maria Cosme Mesquita, alunos do 4º ano do Centro Escolar:
![]() |
| David Gomes- 1º lugar na fase de escola |
![]() |
| Maria Cosme - 2º lugar na fase de escola |
No 2º ciclo os
nossos representantes são a Rafaela Guedes (6º B) e o Marco Teixeira (5º A):
![]() |
| Rafaela Guedes - 1º lugar na fase de escola |
![]() |
| Marco Teixeira - 2º lugar na fase de escola |
O 3º ciclo será
representado pela Beatriz Conceição (8º B) e pela Lara Liberato (8º A):
![]() |
| Beatriz Conceição - 1º lugar na fase de escola |
![]() | ||||
| Lara Liberato - 2º lugar na fase de escola |
A todos desejamos Boa Sorte!
VAMOS APOIAR OS REPRESENTANTES DO NOSSO AGRUPAMENTO!
quarta-feira, 27 de março de 2019
Dia de eleições
O último dia da semana da leitura, 15 de março,
foi também o dia de eleições de “Miúdos a votos: os livros mais fixes” em cerca
de 400 escolas do país.
No nosso Agrupamento houve eleições na escola
sede para os alunos do 2º e 3º ciclos.
As eleições
decorreram entre as dez e as catorze horas, no átrio da escola sede.
À hora marcada, as mesas de voto, compostas pelas Presidentes (as docentes de Cidadania, professoras Graciana e Ana Isabel) e um aluno de cada turma, os cadernos eleitorais, os boletins de voto e o local de votação estavam preparados.
Os alunos compareceram e exerceram o
seu direito de voto, colocando-o na urna correspondente do 2º ou do 3º
Ciclo. À hora marcada, as mesas de voto, compostas pelas Presidentes (as docentes de Cidadania, professoras Graciana e Ana Isabel) e um aluno de cada turma, os cadernos eleitorais, os boletins de voto e o local de votação estavam preparados.
Os responsáveis pela mesa de voto foram muito cumpridores e zelosos para que as eleições decorressem com toda a normalidade. Os alunos que vieram votar demonstraram civismo, responsabilidade e empenho no cumprimento do seu direito de voto, pelo que estão também de parabéns.
Terminada a votação, abriram-se as urnas,
procedeu-se à contagem dos votos e enviou-se o nosso escrutínio para a equipa
de trabalho desta eleição nacional. Os resultados finais serão conhecidos no
dia 31 de maio. Ficamos a aguardar!
Temos no entanto os resultados da nossa escola!
As obras mais votadas pelos alunos do 2.º ciclo foram: em primeiro lugar a Avozinha Gangster com 24 votos, seguida do Diário de um banana 7- o emplastro com 7 votos e de Ali Babá e os 40 ladrões com 6 votos. A
afluência às urnas foi excelente já que votaram 57 alunos dum conjunto de 67
eleitores.
No 3.º
ciclo ganhou o livro A lua de Joana
com 29 votos, seguido de O Principezinho,
Harry Potter e a Pedra Filosofal e Missão Impossível com 5 votos. Dos 108
eleitores votaram 57 alunos.
![]() |
| Adicionar legenda |
![]() |
| Eleitores do 2º ciclo |
![]() |
| Mesa de voto do 2º ciclo |
![]() |
| A mesa de voto do 3º ciclo |
![]() |
| Votações do 3º ciclo |
![]() |
| Contagem dos votos |
terça-feira, 19 de março de 2019
Semana da leitura
Mais um relato de leituras e leitores.
No dia 14 de março, de manhã, lançámos o desafio "10 minutos a ler" aos docentes e às turmas. A proposta consistia em "10 minutos a ler... direitos humanos" no 1º e 2º ciclos, lembrando a comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos". Para o 3º ciclo quisemos lembrar o centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, que se comemora este ano, com "10 minutos a ler ... Sophia".
Ainda de manhã foi tempo para mais umas visitas e leituras. Começámos no 5º B e 5º A com a encarregada de educação, D.ª Elsaque leu a história "A menina que não gostava de livros". A seguir fomos recebidas com carinho na pré do Centro Escolar, onde a representante da Associação de Pais, D.ª Ana Amélia leu "uma história de Max Velthuijs.
Da parte da tarde fomos até Lobrigos onde o encarregado de educação, sr. Carlos leu o livro "O sapo e o estranho" e terminámos, com muita animação, na pré de Lobrigos com o livro "Porque é que os animais não conduzem?" de Pedro Seromenho, lido pela presidente da Associação de Pais D.ª Modesta.
![]() |
| 5º B e Turma + |
![]() |
| Na pré do Centro Escolar |
![]() |
| Com as turmas da E.b. 1 de Lobrigos |
![]() |
| Com os meninos do Pré-escolar de Lobrigos |
Subscrever:
Mensagens (Atom)




























