segunda-feira, 21 de maio de 2018

Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor




        Com o objetivo de comemorar o dia Mundial do Livro (23 de abril), a Biblioteca Escolar, o Clube de Leitura e os docentes de Português do 2º e 3º ciclos organizaram uma série de atividades ao longo do mês de abril.
De 15 a 31 de abril as duas bibliotecas escolares tiveram uma exposição intitulada “Livros que deram filmes” e uma pequena exposição biográfica sobre alguns dos autores e obras da exposição.

Durante o mês decorreu igualmente um ciclo de cinema no auditório da escola sede para todos os alunos do 2º e 3º ciclos, com diferentes filmes que nasceram de obras literárias importantes, sendo as sessões de cinema precedidas duma breve contextualização, apresentação a cargo dos docentes António Martins, Graciana Silva e Filomena Nunes.
 A escolha dos filmes foi feita pelos docentes de Português e procurou contemplar grandes obras da literatura mundial, como “Romeu e Julieta”, “O principezinho” ou títulos estudados no âmbito da Educação Literária, como “O Hobbit” e “Alice no país das Maravilhas”.
 Os alunos do Centro Escolar tiveram também um ciclo de cinema que decorreu à hora de almoço.
Em simultâneo as duas bibliotecas organizaram o passatempo “cinco dias cinco perguntas” subordinado ao tema da exposição que, como já é habitual, contou com uma boa adesão dos alunos.
A biblioteca escolar agradece a colaboração de todos os envolvidos na organização assim como todos os docentes que acompanharam as turmas durante o ciclo de cinema.





terça-feira, 15 de maio de 2018


Terça- feira 15 de maio de 2018



    Novidades Escola Sede


                                           

terça-feira, 8 de maio de 2018


Terça-feira 8 de maio de 2018


       Novidades Escola Sede



                                            



                                                    

quinta-feira, 3 de maio de 2018



 Quinta- feira 3 de maio de 2018


       Novidades Escola Sede



                                              


                                                     
                                                  

terça-feira, 24 de abril de 2018




    Segunda-Feira,23 de abril de 2018



          Novidades Escola Sede









                                            

domingo, 22 de abril de 2018

Concurso Nacional de leitura - fase intermunicipal

E nós lá estaremos! O nosso Agrupamento tem participado desde a primeira edição do concurso nacional de leitura.
Este ano a prova Intermunicipal é em Sernancelhe e estaremos presentes representando todos os ciclos de ensino do nosso Agrupamento.

1º ciclo - Adriana Guedes Rodrigues; 3º ano; Centro Escolar
2º ciclo - Francisca Gonçalves: 5º ano; 5º B
3º ciclo - Rafaela Costa; 9º ano; 9º C

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Segunda- feira, 16 de abril de 2018


      Novidades Escola Sede





                                            



                                                  


                                                 



      Centro Escolar


                                                

segunda-feira, 9 de abril de 2018



 Segunda-feira 9 de abril de 2018


  Novidades Escola  Sede

                             

                                                 


                                                  


     Centro Escolar 

                                                  

quinta-feira, 22 de março de 2018

Easter Hat Parade


Dia 21 de março do ano da graça de 2018. A vila, resguardada na sua concha vinhateira, acordou plena de luz e encanto. No ar havia um perfume de terra molhada fruto das chuvas da invernia decretada pelo general inverno que soprou forte bem do alto do seu castelo, no Marão.
As mimosas já florescem nos caminhos, os pessegueiros e as cerejeiras começam a pintar a paisagem com as suas cores brancas e rosas. Os vinhedos ainda estão adormecidos à espera de iniciarem o seu caminho até ao lagar. Os pássaros, esses resistentes do universo, ainda têm as asas molhadas e os bicos mirrados pelo frio.
Os sinos nas capelas e campanários tocam a aproximação da Páscoa, as amêndoas dulcíssimas enchem as prateleiras dos supermercados e o sabor a pão de ló começa a fazer salivar os gulosos.
Em breve, acaba o 2.º período e com ele vêm as merecidas férias da Páscoa. Só que o nosso agrupamento resolveu, pela primeira vez, comemorar uma tradição da cultura de um dos países de língua inglesa: os Estados Unidos. A “Easter Hat Parade” é uma tradição que surgiu há cerca de dois séculos na cidade de Nova Iorque, mas acabou por se estender a muitas outras cidades americanas. Importada a ideia, a nossa primeira “Easter Hat Parade” pretendeu ser nada mais, nada menos, que um desfile de chapéus de Páscoa de muitas cores, que procurou a originalidade e a criatividade, representando, igualmente, a abertura a novas tradições, países e culturas.
Vieram os meninos e meninas do Assento, de Fontes, de São João de Lobrigos e do Centro Escolar de Santa Marta. Tal qual um afluente, juntaram-se ao rio de meninos das quatro turmas do 2.º ciclo. Vieram professores, auxiliares, gentes do vale e da serra, de olhos castanhos, verdes e azuis. Outras traziam as mãos gastas pelo trabalho duro dos socalcos. São as nossa gentes!
E como neste dia 21 de março se comemorava o Dia Mundial da Poesia, o grupo de português e a equipa da Biblioteca Escolar elaboraram marcadores de página com excertos de poemas de vários autores em Língua Portuguesa, todos eles alusivos à floresta e à natureza. Sim, por que também se comemorava o Dia Mundial da Floresta. Ah! E cada marcador tinha uma imagem com um exemplar de uma árvore… 4 em 1… Páscoa! Poesia! Floresta! Primavera!
Estão todos os parabéns! O Município por ter dito presente no momento em que o desfile abraçou o Edifício dos Paços do Concelho. A direção do Agrupamento por ter apadrinhado a ideia e ter contribuído para a organização e coordenação do desfile. Os pais e os alunos pela lição de trabalho, de dedicação e gosto pela beleza, patentes nos excelentes trabalhos apresentados! O grupo de inglês, sob a força motriz emanada pela professora Andreia Correia! A dedicação e a abertura de todos os professores titulares de turma dos dois ciclos! À GNR, que até tem um jipe de cores primaveris! Ao São Pedro que nos trouxe um dia sem chuva e com farripas de primavera! Por fim, agradecer à vida por nos permitir comemorar toda a beleza que há no mundo!

Professor António Martins, grupo de inglês