sexta-feira, 17 de abril de 2015

Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital - Peso da Régua



O Plano Nacional de Leitura (PNL) em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares promove a edição do Concurso Nacional de Leitura que envolve, nas fases distritais, cerca de 2500 alunos do 3º ciclo e secundário. Este evento tem ainda como parceiro a RTP que realiza uma reportagem em cada biblioteca responsável pela fase distrital.
No distrito de Vila Real esta fase foi organizada pela biblioteca Municipal do Peso da Régua e decorreu no dia 15 de abril.
O nosso Agrupamento foi representado pelas alunas Leonor Martins Morais e Daniela Rosana Guedes Gonçalves do 7º A, na categoria do 3º ciclo, na qual participaram cerca de 60 alunos. Foi também selecionado, na fase de escola, o Guilherme Borges Guedes do 7º A que não pode estar presente nesta fase distrital.
Os livros escolhidos  para o 3º ciclo foram “Trash – os rapazes do lixo” de Andy Mulligan e “O caderno do avô Heinrich” de Conceição Dinis Tomé.

Depois das provas escritas sobre as obras, realizadas por todos os concorrentes, e antes do lanche /convívio, as nossas representantes tiveram a oportunidade de ser entrevistadas pela RTP 1.
De seguida passámos às provas orais (declamação de um poema e prova de argumentação) abertas ao público. A entremear as provas dos 10 alunos que passaram a esta fase (5 do 3º ciclo e 5 do secundário) tivemos alguns momentos musicais e de dança.
As nossas duas representantes deram o seu melhor e manifestaram a sua alegria por terem estado presentes nesta prova. Tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com outros bons leitores do distrito, festejaram o livro e a leitura e mostraram vontade de voltar para o ano e tentar chegar à final nacional.
No final foram anunciados os vencedores.
Foi um dia cheio de emoções e nervosismo mas também de muito convívio entre todos os participantes!
Para o ano voltaremos com certeza!


Sem comentários:

Enviar um comentário