terça-feira, 23 de abril de 2013

concurso nacional de leitura - fase distrital


O Plano Nacional de Leitura (PNL) em articulação com a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares promoveu  mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura.
A prova da Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura foi este ano organizada pela Biblioteca Municipal de Montalegre e aconteceu hoje, dia 23 de abril com início às 13:00 no pavilhão Multiusos de Montalegre.
Tendo como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
Para as provas da final distrital de Vila Real foram selecionadas as obras: "O mundo em que vivi", de Ilse Losa e "Constantino, guardador de rebanhos e sonhos", de Alves Redol (3.º ciclo do ensino básico), "O rapaz do pijama às riscas", de John Boyne e "Os bichos", de Miguel Torga(ensino secundário).
Depois da receção aos alunos (perto de uma centena) teve lugar a prova escrita.
De seguida foi oferecido um lanche aos alunos logo seguida de uma representação, pelo grupo teatral Filandorra, alusiva às famosas sextas-feiras 13.
Na segunda parte, no auditório municipal, foram apresentados os finalistas do 3º ciclo e do secundário ( 5 finalistas de cada ciclo). Todo o público assistiu entusiasmado às provas orais dos finalistas que constavam de perguntas sobre os livros lidos, uma pergunta de argumentação e a leitura de quadras. O júri avaliou as provas e escolheu os vencedores que irão representar o distrito de Vila Real na fase final, em Lisboa. De referir ainda que o júri era composto pelo Sr. Padre Fontes, a responsável pela biblioteca municipal de Montalegre, Dr.ª Goreti e a representante da secretaria de estado da cultura, Dr.ª Ana Araújo. Toda a tarde foi apresentada e abrilhantada pelo humorista e contador de histórias Jorge Serafim que nos proporcionou momentos muito divertidos.
A nossa escola esteve representada pelas alunas do 3º ciclo, Ana Cristina Pinto (8º A), Marta Alves (8º A) e Inês Ferreira (8º A) que participaram de forma empenhada e com muita alegria.
Foi um dia cheio de emoções mas também de muito convívio entre todos os participantes! Para o ano voltaremos com certeza!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Concurso de Leitura

            Durante o mês de março realizaram-se as provas escritas do Concurso de Leitura, este ano apenas a nível de escola por ter deixad...